quinta-feira, 24 de março de 2011

Dia 3: O que dirige sua vida?



" Percebi que o que faz os homens correrem atrás do sucesso é a inveja " Eclesiastes 4.4


" O homem sem propósitos é como um barco sem leme - um vira-lata, um nada, um ninguém. Thomas Carlyle

A vida de todo indivíduo é dirigida por algo.
Centenas de circunstâncias, valores e emoções podem dirigir sua vida. Eis aqui cinco das mais comuns.
  • Muitos são dirigidos pela culpa. Algumas pessoas passam a vida inteira fugindo do remorso e ocultando a vergonha. Permitem que o passado controle o futuro e frequentemente punem a si mesmas, sabotando o próprio sucesso. Esse quadro descreve a maioria das pessoas hoje em dia, a andar pela vida, sem propósito. Somos produto de nosso passado, mas não precisamos ser prisioneiros dele. O propósito de Deus não é restringido pelo nosso passado. Deus é especialista em dar às pessoas um novo começo. A Bíblia diz: " Como é feliz o homem que tem suas desobediências perdoadas e seus pecados encobertos! ".
  • Muitos são dirigidos pelo ressentimento e pela raiva. Algumas pessoas apegam-se a mágoas, sem jamais superá-las. Em vez de aliviar  a dor por meio do perdão, revivem-na continuamente em pensamento. Ouça: aqueles que o magoaram no passado não poderão continuar a feri-lo, a menos que você se agarre à dor por meio do ressentimento. O que passou passou! Nada pode mudar o passado. Para o próprio bem, aprenda com o passado e então esqueça. A Bíblia diz: " Ficar desgostoso e amargurado é loucura, é falta de juízo, que leva à morte ".
  • Muitos são dirigidos pelo medo. Medo é o encarceramento voluntário, que o impedirá de se tornar no que Deus pretende que você seja. Você deve agir contra isso, com as armas da fé e do amor. A Bíblia diz: " No amor, não há medo; ao contrário, o perfeito amor, expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor ".
  • Muitos são dirigidos pelo materialismo. O desejo de adquirir é o único objetivo na vida de algumas pessoas. O impulso de sempre querer mais baseia-se na concepção equivocada de que possuir mais me tornará mais feliz, mais importante e mais protegido. Contudo são três expectativas falsas. Bens materiais trazem felicidade apenas temporária. Nosso valor não é determinado por nossas posses, e Deus deixa claro que as coisas mais valiosas da vida não são os bens materiais! A verdadeira segurança só pode ser encontrada naquilo que jamais poderá ser tomado de você - seu relacionamento com Deus.
  • Muitos são dirigidos pela necessidade de aprovação. Outros são dirigidos pela pressão social, sempre preocupados com  o que os outros podem pensar. Infelizmente, os que seguem a multidão quase sempre andam perdidos nela.
Nada é mais importante que conhecer os propósitos de Deus para sua vida, e nada pode compensar o prejuízo de não conhecê-los.

AS  VANTAGENS DE UMA VIDA DIRIGIDA POR PROPÓSITOS
  • Conhecer o propósito de sua vida faz com que ela tenha sentido. Fomos feitos para alcançar algum significado na vida, por isso tantas pessoas recorrem a métodos questionáveis, como a astrologia e a psicologia, para descobri-lo. Sem  Deus, a vida não tem propósito; sem um propósito, a vida não faz sentido. Sem um sentido, a vida não tem relevância nem esperança. Talvez você esteja com a sensação de estar enfrentando um problema insolúvel, mas a Bíblia diz: " Deus [...] é capaz de fazer muito mais do que nós jamais ousaríamos pedir ou mesmo imaginar, infinitamente além de nossas mais sublimes orações, anseios, pensamentos ou esperanças.
  • Conhecer seu propósito simplificará sua vida. Ele define o que você faz e o que não faz. O propósito é o padrão pelo qual você avalia suas ações, para saber as que são essenciais e as que não são. Basta perguntar: " Essa ação me ajudará a cumprir o propósito de Deus para minha vida? ". Sem um propósito claro, ficamos sem alicerces para fundamentar as decisões com base nas circunstâncias, nas pressões do momento ou nas variações do humor. Quem não conhece seu propósito exagera nas atividades, e isso causa estresse, fadiga e conflitos.
  • Conhecer seu propósito ajuda a estabelecer prioridades. Isso faz com que esforços e energias se concentrem no que é importante. Sem um propósito definido, você ficará mudando de rumo, de emprego, de relacionamento e de igreja, na esperança de que cada mudança seja definitiva ou preencha o vazio em seu coração. Não há nada tão poderoso quanto uma vida direcionada, isto é, vivida com um propósito. Se você quer que sua vida cause impacto, dê-lhe direção! Você pode estar ocupado sem ter um propósito, mas para quê? Paulo disse: " Aquele de nós que almejam tudo que Deus tem para nós permaneçam concentrados neste alvo " .
  • Conhecer seu propósito traz motivação. O propósito sempre produz entusiasmo. No entanto, a paixão se esvai quando falta um propósito claro.
  • Conhecer seu propósito irá prepará-lo para a eternidade. Viver para ter um legado é um objetivo sem perspectiva. Uma utilização mais sábia do tempo é construir um legado eterno. Você não foi posto neste mundo para ser lembrado. Você foi colocado aqui a fim de se preparar para a eternidade. Chegará o dia em que você estará diante de Deus,e ele fará uma auditoria em sua vida. A Bíblia diz: " Lembrem-se: cada um de nós comparecerá diante do tribunal de Deus [...]. sim, cada um de nós terá de prestar contas de si mesmo a Deus ". Pela Bíblia, entendemos que Deus nos fará duas perguntas fundamentais:
    • " O que você fez com meu Filho, Jesus Cristo? "  Você aceitou o que Jesus fez por você, aprendeu a amá-lo e a confiar nele? Jesus disse: " Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim ".
    • " O que você fez com o que eu lhe dei? ". Istoé, o que você fez com sua vida - dádivas, talentos, oportunidades, enfim tudo o que Deus lhe deu? Gastou-os com você mesmo ou fez uso deles para os propósitos que Deus tinha para você?
Livro: Uma vida com Propósitos

Próxima postagem: Criado para ser eterno

Postado por Milena do carmo araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário