domingo, 27 de março de 2011

Dia 5: Enxergando a vida do ponto de vista de Deus



"Que é a tua vida? " Tiago 4.14b,


" Nós não vemos as coisas como são, mas como nós somos " Anaïs Nin


Sua vida é formada como você enxerga.
Como você define sua vida determina seu destino. Se eu perguntasse como você imagina a vida, que imagem lhe viria à mente? Essa imagem é sua metáfora de vida. É assim que você a enxerga, consciente ou inconsciente. É a sua descrição de como funciona a vida e o que você espera dela. As pessoas frequentemente expressam suas metáforas da vida por meio de roupas, jóias, carros, penteados, adesivos e até mesmo tatuagens.
Essa metáfora da vida influencia sua vida mais do que você pode perceber. Ela determina esperanças, valores, relacionamentos, metas e prioridades. Por exemplo: se você pensa que a vida é uma festa, seu principal valor será se divertir.
Qual sua visão da vida? você pode estar fundamentando a vida numa metáfora defeituosa. Para cumprir os propósitos para os quais Deus o criou será necessário desafiar a sabedoria popular e substituí-la por metáforas da vida. A Bíblia diz: " Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus ".
A Bíblia oferece três metáforas que nos ensinam a visão que Deus tem da vida:
  • A vida na Terra é um teste. Essa metáfora da vida é vista nas histórias relatadas em toda a Bíblia. Deus continuamente prova  as pessoas quanto ao caráter, à fé, à obediência, ao amor, à honestidade e à lealdade. Os testes tanto desenvolvem quanto manifestam o caráter da pessoa, e toda a vida é um teste. Quando você compreender que a vida é um teste, perceberá que nada é insignificante em sua existência. Mesmo o menor incidente é relevante para o desenvolvimento do caráter. A boa notícia é que Deus quer que você seja aprovado nos testes da vida, por isso jamais permitirá que você enfrente testes maiores que a graça que ele lhe concedeu para lidar com eles. A Bíblia diz: " Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela ". Toda vez que você é aprovado num teste, Deus toma conhecimento e faz planos para recompensá-lo na eternidade. Tiago diz: " Felizes são aqueles que perseveram quando são testados. Depois de serem aprovados receberão a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.
  • A vida na terra é um cargo de confiança - um ato de fé. Nosso tempo sobre a Terra, bem como a energia, a inteligência, as oportunidades e os recursos são dádivas que Deus nos confiou para cuidarmos e administrarmos. Somos administradores de tudo quanto Deus nos dá. A Bíblia diz: " Ao SENHOR Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todo os seres vivos são dele". Ao final de sua vida, você será avaliado e recompensado conforme seu desempenho ao lidar com o que Deus lhe confiou. Se você trata tudo como cargo de confiança, Deus promete três recompensas na eternidade. Primeira: receberá o reconhecimento de Deus. Ele dirá: " Muito bem! bom trabalho! ". Segunda: você receberá uma promoção e uma responsabilidade maior na eternidade " : Eu porei a cargo de muitas coisas". Terceira: você será honrado em uma comemoração ":          " Venha e participe da alegria do seu Senhor ".
A maioria das pessoas não percebe que o dinheiro é tanto um teste quanto um cargo de confiança designado por Deus, que usa a área financeira para nos ensinar a confiar nele. E, para muitos, o dinheiro é o maior de todos os testes. Deus observa como usamos o dinheiro para avaliar quão confiáveis somos. A Bíblia diz:  " Se vocês forem indignos de confiança em relação às riquezas deste mundo, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas celestiais? ". A forma de você administrar seu dinheiro está impedindo Deus de fazer mais em sua vida? Podem ser confiadas a você as riquezas espirituais? Jesus disse: " A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito lhe foi confiado, muito mais será exigido ".

(livro: Uma Vida com Propósitos)

Próxima postagem: A Vida é uma atribuição temporária

Postado por Milena do Carmo Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário