quinta-feira, 31 de março de 2011

Dia 9: O que faz Deus sorrir?


" Que o SENHOR sorria para você [...] " Números 6.25

" Sorria para mim, teu servo; ensina-me a forma correta de viver." Salmos 119.135

O sorriso de Deus é o objetivo de sua vida.
E, sendo agradar a Deus o primeiro propósito de sua vida, a tarefa mais importante é descobrir como fazer isso. A Bíblia diz: " descubra o que é agradável a cristo, e então faça-o! " Felizmente, encontramos na Bíblia um exemplo muito claro de uma vida que agradou a Deus: a de Noé (Gênesis , capítulo 6).
  • Deus sorri quando o amamos acima de qualquer coisa. Eis o que Deus mais deseja de você: um relacionamento! Nada é mais importante. Jesus disse: " Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento."  (Marcos 12.30).
  • Deus sorri quando confiamos nele completamente. Confiar em Deus inteiramente significa crer que ele sabe o que é melhor para sua vida e esperar que ele cumpra suas promessas, o ajude em seus problemas e faça o impossível quando necessário. Em quais áreas da sua vida você precisa confiar em Deus inteiramente? Confiar é um ato de adoração. Assim como os pais se agradam dos filhos que confiam em seu amor e sabedoria, sua fé deixa Deus feliz. A Bíblia diz: " Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam."  Hebreus 11:6
  • Deus sorri quando lhe obedecemos incondicionalmente. Noé obedeceu a Deus incondicionalmente. " Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez. " Gênesis 6:22. Isso significa fazer qualquer coisa que Deus lhe peça, sem duvidar nem hesitar. Não embrome e nem diga: " Vou orar a respeito ". Faça sem demora. Deus não lhe deve explicações nem precisa apresentar um motivo para tudo que lhe manda fazer. A compreensão pode esperar, mas a obediência não. A obediência imediata lhe ensinará mais sobre Deus que uma vida inteira de discussões teológicas. Na verdade, você jamais compreenderá determinadas ordens sem que as tenha obedecido primeiro.  A obediência libera  a compreensão. A obediência incondicional é realizada com alegria e entusiasmo. A Bíblia diz: " Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto. "  Salmos 100:2 . A Palavra de Deus é clara  quando diz que não há como você merecer a salvação. Ela vem pela graça , e não por esforço. Você pode agradar a Deus por meio da obediência. Qualquer ato de obediência é também um ato de adoração. Por que a obediência agrada tanto a Deus? Porque ela prova que você realmente o ama. Jesus disse: " Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. "  João 14:21 .
  • Deus sorri quando o louvamos e damos graças continuamente. Poucas coisas trazem uma sensação tão boa quanto receber um agradecimentoou um elogio sincero de alguém.  Deus também gosta de recebê-los.  Ele sorri quando expressamos diante dele nossa adoração  e gratidão. Por causa do sacrifício de Jesus, não precisamos mais oferecer sacrifícios de animais, como Noé fazia. Em vez disso,  foi-nos dito que oferecêssemos a Deus " um sacrifício de louvor " e um " sacrifício de gratidão ". Louvamos a Deus por quem ele é e agradecemos a ele pelo tudo que tem feito. Davi disse: " Louvarei o nome de Deus com um cântico, e engrandecê-lo-ei com ação de graças. " Salmos 69:30 . Algo maravilhosos acontece quando oferecemos louvores  e ação de graças a Deus: quando trazemos deleite ao coração de Deus, nosso coração também se enche de alegria!
  • Deus sorri quando usamos nossas habilidades. Talvez você tenha a sensação de que o único momento em que Deus se agrada de você é quando você está envolvido em atividades " espirituais " - ler a Bíblia, assisitir aos cultos na igreja, orar ou divulgar sua fé - pense que ele é indiferente às outras áreas de sua vida. Na verdade, Deus gosta de observar cada detalhe de sua vida. Na verdade, Deus gosta de observar cada detalhe de sua vida, quer esteja você trabalhando, quer brincando, descansando ou comendo. Ele não perde um único movimento seu. A Bíblia diz: " Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; como, pois, entenderá o homem o seu caminho? Provérbios 20:24 . Todas as atividades humanas, com exceção do pecado, podem agradar a Deus, se você as fizer com uma atitude de louvor. Como um pai orgulhoso, Deus gosta especialmente de observá-lo enquanto você utiliza os talentos e as habilidades que ele lhe deu. Deus intencionalmente nos dotou de maneira disdinta e tem prazer nisso. Ele fez alguns atléticos; outros, intelectuais. Você pode ser talentoso em matemática, mecãnica, música ou em milhares de outras habilidades, e todas podem trazer um sorriso ao rosto de Deus. A Bíblia diz: " Ele é que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras. "  Salmos 33:15 . Você não glorifica a deus escondendo suas habilidades ou tentando ser outra pessoa. Você só o agrada sendo você mesmo. Sempre que você o despreza uma parte de si está desprezando a soberania e a sabedoria de Deus ao criá-lo. Deus diz:  " Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos? " Isaías 45:9 . Deus também tem prazer em ver você se alegrar com as coisas que ele criou. Ele lhe deu olhos para apreciar a beleza, ouvidos para apreciaros sons...Cada ato de prazer se tornaum ato de adoração quando você agradece a Deus por ele. O SENHOR sabe que você é incapaz de ser perfeito ou de não pecar. A Bíblia diz: " Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.  " Salmos 103:14  . O que Deus leva em consideração é a atitude de seu coração: agradar a ele é seu mais intenso desejo? Quando você  vive à luz da eternidade, seu enfoque muda de " Quanto prazer posso obter da vida? " para " Quanto prazer Deus pode obter de minha vida? " . A Bíblia diz: " O Senhor olha dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus." Salmos 14:2 . Você tomará providências para que o ato de ser agradável a Deus se torne o objetivo de sua vida? Não há nada que o Senhor não faça pela pessoa totalmente concentrada nesse  objetivo.
(Livro: Uma Vida com Propósitos. Rick Warren)

Próxima postagem: A essência da adoração

Postado por Milena do Carmo Araújo


Nenhum comentário:

Postar um comentário